quarta-feira, 3 de março de 2010

DISCIPULADO CRISTÃO - II

Por que Devemos Discipular?

Por Valdeci do Carmo

Devemos discipular porque o nosso Senhor Jesus Cristo nos incumbiu desta tarefa. (Mt. 28.19-20) A incumbência que Jesus nos deu de evangelizar o mundo inclui também o trabalho de discipulado onde conduzimos as almas a Cristo , ensinado-as a viverem segundo os ensinamentos do Senhor. Em suma, esta grande comissão de Cristo, constitui uma responsabilidade missionária para toda a Igreja e em todas as épocas, cuja tarefa primordial é levar missionários a todas as nações. At. 13.1-4. É alvo da Grande Comissão fazer discípulos que observarão os mandamentos do Senhor. Observe os quatro passos do ide de Jesus:

1- ide

2- fazei discípulos

3- batizando-os

4- ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.


Não devemos meramente nos concentrar em aumentar o número de membros da Igreja, mas sim, em fazermos discípulos para que se separem do mundo e vivam integralmente para Cristo.(Jo 8.31 / Rm. 13.12 / 2 Co 6.14-16)

Não basta apenas evangelizar, realizar grandes cruzadas onde muitas almas se convertem. É necessário ensinar os novos crentes o caminho do Senhor. A experiência nos mostra que se não houver um sério discipulado aos novos convertidos, jamais eles chegarão a estatura de varões perfeitos.(Ef 4.11-13)

Ensinar vem da palavra grega DIDÁSKO, que significa estender a mão. No N.Testamento esta palavra ocorre 95 vezes. É tão importante que quando falamos em discipular não podemos ter em mente um mero ensino bíblico.

A igreja de Cristo precisa ser cônscia de sua responsabilidade em aplicar a mensagem de Jesus aos novos crentes. Nada se compara ao investimento que se faz a uma pessoa individualmente. Um grande exemplo disso está no apóstolo Paulo que foi integrado aos demais por Barnabé( At. 9.26-27)

A Importância do Discipulado

Segundo estatísticas das maiores denominações, nos últimos 20 anos 40% dos decididos nos esforços evangelísticos se afastam da Igreja dentro de sete anos e muitos nem chegam a se batizar.

É pela integração que começamos a lidar concretamente com crentes que não freqüentam os cultos, não participam das atividades da igreja e não produzem nada para a Obra do Senhor. Na Igreja Local existem muitos crentes no rol de membros que são praticamente desconhecidos e sempre ausentes.

- O novo crente integrando à fé cristã fazendo parte da Igreja Local precisa ser discipulado até chegar à maturidade espiritual. (2 Tm 2.2 )

- Envolvimento da igreja na evangelização ( I Pe 2.9)

- Para haver amor e comunhão ( Jo 13.35; 17.21)

- Para crescimento tanto numérico quanto espiritual.(Mt 16.18; 28.18-20; Lc. 10.1-12 ; Ef 4.15 At 2.46-47)

- Para que haja frutificação (Jo 15.8)

- O discipulando encontra a certeza de salvação ( Rm 10.11-13 ; Jo 6.37-40; I Jo 5.10-13)

- O discipulado é o mais glorioso projeto em que alguém pode se envolver, pois trabalha com gente, matéria-prima preciosíssima. O trabalho de discipulado opera no recôndito do ser humano.

- Precisamos entender que o discipulado exige um preço. Devemos ter a consciência de adoradores dedicados a fim de que possamos nos envolver no discipulado.

- Segundo o Pr. Geremias do Couto “a falta de empenho em integrar e discipular os novos crentes tem resultado em perdas quase totais das colheitas de almas. De acordo com pesquisas realizadas, de quase 100 crentes novos, apenas cinco chegam ao batismo. É o oposto da parábola da ovelha perdida. A razão desta deficiência está na falta de sustentação da fé no novo convertido em seus primeiros dias de vida cristã”.

Que o Senhor nos oriente e capacite para esta tão sublime tarefa.

4 comentários:

Thiago Holanda disse...

Muito bom esse seu artigo meu irmão. Paz do Senhor...Deus o abençoe!!

Valdeci do Carmo disse...

Obrigado meu nobre irmão. Que Deus o abençoe ricamente. ajude-me a melhorar este blog... paz em Cristo

Anônimo disse...

Em face aos acontecimentos recentes dentro de nossas igrejas, é muito útil que nós saibamos como instruir e através de artigos como este, nossos conhecimentos se desenvolvem à ponto de nos expressar melhor aos novos convertidos, com a verdadeira instrução evangelística.

Que Deus continue abençoando o Irmão.
A Paz de Nosso Senhor

Valdeci do Carmo disse...

Amado irmão, muito obrigado pela visita neste blog e mais ainda por ter deixado um comentário. Deus lhe abençoe ricamente. Sinta-se a vontade para sugerir qualquer outra coisa que desejar e que porventura perceber que será para edificação de todos nós. Abraço em Cristo