quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A DINÂMICA DA COMUNICAÇÃO

A DINÂMICA DA COMUNICAÇÃO


Ensinar é Repartir Conhecimento

“A missão de ensinar não envolve apenas a mente, o intelecto, mas também o coração” (Pr Antonio Tadeu Ayres).

Para que haja um ensino com caráter de missão, o professor deve fazê-lo com muito amor, entusiasmo, alegria e devidamente comprometido com esta tão nobre causa.

Mesmo com todos estes elementos mencionados acima, o professor só conseguirá exercer o ofício de repartir conhecimento, se ele estiver devidamente preparado para este ministério.

Estar preparado não significa simplesmente encher-se de conhecimento teológico ou acadêmico, mas saber como repartir este conhecimento. Para que isso aconteça faz-se necessário levar em consideração as pessoas que receberão os seus ensinamentos, predispondo-as não só a ouvir, mas a reter e colocar em prática as verdades ensinadas.

O ofício do ensino não consiste somente na comunicação, mas é na comunicação que demonstramos a arte e a técnica de orientar a aprendizagem através do ensino.

A Importância da Comunicação no Processo de Ensino-Aprendizagem

O ser humano é um ser comunicativo. Não existe no convívio social a possibilidade de viver sem se comunicar. Quem se comunica bem, com certeza tem maiores êxitos na vida. Em todo relacionamento, se quisermos ser bem sucedidos precisamos aprender a nos comunicar.

O que é comunicar. Comunicar vem do latim comunicare, que significa por em comum, tornar comum. De forma prática é transmitir idéias e informações com objetivos de promover o entendimento entre os indivíduos. No sentido de ensino-aprendizagem é tornar comum o conteúdo ministrado.

O que é comunicação. O processo de interação entre os seres humanos. “É pela comunicação que os homens se entendem e os problemas se dissolvem”. No sentido de ensino-aprendizagem é o processo que no uso das expressões adequadas tornamos conhecidas as verdades ensinadas.

O Processo de Comunicação

Sendo a comunicação o processo de interação entre os indivíduos, cujos pensamentos são compreendidos por meio do código de linguagem, entendemos que inicialmente toda comunicação exige três elementos: emissor, receptor e mensagem.

Emissor - O emissor no caso aqui é o professor, ele codifica e envia a mensagem.
Receptor - O aluno. Ele decodifica e interpreta ou compreende a mensagem.
Mensagem - A finalidade da comunicação está na mensagem, e toda mensagem tem um significado. Ao nos comunicarmos com alguém temos em mente o que pretendemos passar. Para que haja comunicação, é necessária a interpretação do que se quer falar. Se não houver interpretação na comunicação, haverá uma grande falha.

Para uma mensagem ser compreendida ela deve estar em harmonia com os meios disponíveis a serem utilizados no processo ensino-aprendizagem. O conteúdo da mensagem determinará o meio a ser utilizado. Os meios são extensões do homem, foram inventados para facilitar o processo de comunicação. Os canais ou meios de comunicação são: livros, telefone, rádio, jornais, revistas, mídia eletrônica, etc... (sobre a importância dos audiovisuais, falaremos em outra ocasião).

Como o Ensino Chega à Mente

Segundo os educadores o aluno aprende através dos cinco sentidos. Por isso a necessidade de métodos variados na comunicação.
A comunicação entre as pessoas ocorre por meio de palavras, embora estudos mostrem que apenas 7% das comunicações entre as pessoas ocorram por palavras em si. 38% da comunicação se dão através do tom de voz, e 58% da comunicação entre as pessoas se fazem através da fisionomia ou linguagem do corpo. A expressão facial, os gestos e os movimentos das pessoas definem muito mais o que elas estão dizendo do que as palavras em si.

Algumas Dicas Para Melhor se Comunicar

Expressar bem, é traduzir o que deseja através das palavras. Infelizmente muitos irmãos são detentores de um vasto conhecimento, mas não conseguem expressá-lo e desta forma não estão aptos para o ministério do ensino.

Organize o que será ensinado

Organizar o que será ensinado é juntar todo o conteúdo e destacar o principal. Ou seja, aplicar o objetivo principal da lição que obviamente está implícito no tema e desenvolvido no comentário. No desenvolvimento da explanação do ensino o professor deve centrar-se no tema da lição. Quando existe organização, o tempo que será usado para ministração é considerado pelo professor ao preparar a sua aula.

Fale com a entonação certa

Sala de aula não é local de pregação, e sim de ensino. Neste caso a explanação deve ser bem detalhada e devagar. Isto não impedirá a atuação do Espírito Santo, caso ele queira operar. Todavia, o foco principal da EBD não é arrancar glórias e aleluias dos alunos e sim explanar-lhes a Palavra de Deus. Existem pessoas que ensinam como que se estivessem fazendo uma preleção. Lembremos que ensinar exige esforço e muita renúncia.

Saiba o que falar

Faça um propósito de sempre falar do que você tem certeza ou domina bem. O desconhecimento da matéria é uma das causas do medo. Portanto, negue-se a falar o que você não sabe. Nunca afirme posições em assuntos polêmicos, cuja verdade depende do ponto de vista relativista ou de uma corrente teológica.

Não adquira “vícios de oratória”, segurar livros, olhar pra baixo e para cima etc. Evite - os; pois poderá cansar o auditório. Procure corrigir os famosos, né, viu, tá entendo, então, etc...

O professor é você

Você é o instrumento que Deus usa para ministrar a Palavra. Evite pedir desculpas por não estar bem de saúde ou por não ter estudado a lição. Se você fizer isto passará uma mensagem negativa para o auditório que não o ouvirá com "bons ouvidos". Este negócio de dizer que você não sabe nada, que o professor é o Espírito Santo e outras desculpas por problemas de saúde em nada edificam e também não reflete nenhuma humildade.

Aprenda a lidar com o famoso “deu um branco”

O "branco" é devido ao excesso de nervosismo, falta de conhecimento profundo e falta de seqüência lógica na apresentação; se ocorrer o "branco" recapitule as últimas informações que você passou para o auditório, de preferência com palavras diferentes.

Use linguagem simples

Evite querer usar um vocabulário que não é seu, use linguagem que esteja no nível dos seus ouvintes. Evite palavras que possam impressionar, pois se você não as conhece poderá ficar em uma situação embaraçada. Chame chuva de chuva e orelha de orelha e não os termos rebuscados de precipitação pluviométrica e pavilhão auricular.

Subsídios não são matérias

O subsídio é muito útil no preparo de uma aula ou palestra, porém ele não é a matéria ou o conteúdo a ser ministrado. Ele serve para confrontar com o que nós já sabemos, serve para ampliar o nosso conhecimento acerca de determinado assunto. Use o subsídio, mas não o transforme em uma cartilha.

Deve-se fazer uso dos comentários extracurriculares a fim de consolidar o conteúdo e não o contrário. Explicações para termos obscuros, personagens citados na lição que são desconhecidos, interpretação de outras correntes teológicas, etc. são alguns dos recursos encontrados no subsídio.

O professore deve ministrar a sua aula com o seu vocabulário e fazendo uso de sua formação e informações adquiridas durante o preparo da lição.

Leia constantemente

A leitura proporciona novas concepções, abre novos horizontes culturais e teológicos. Ao depararmos com um determinado autor, nós iremos concordar ou discordar dele. Isso irá proporcionar o exercício da reflexão, da construção de idéias que findará em nos capacitar em uma melhor expressão na hora da comunicação.

A leitura da Bíblia nunca deve ser negligenciada, mas não podemos abrir mão das literaturas teológicas. Bons livros irão aumentar a nossa cultura e ampliar a cosmovisão. Todo bom professor é alguém dedicado à leitura e ao uso da pesquisa.

Conheça o conteúdo da lição

Antes de discordar de um determinado assunto, leia todo o conteúdo da lição. Saiba o que o autor está dizendo para depois você confrontar se for o caso. Lembrando sempre que ao confrontar um assunto abordado, devemos ter como base o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto e não o que eu penso ser o certo.

Conclusão

Que Deus possa ricamente abençoar a todos que se predispuseram a gastar um pouco do precioso tempo para ouvir esta pequena explanação sobre comunicação. Na jornada do saber, iremos sempre trilhar por caminhos íngremes, mas não podemos desistir quando estivermos frente aos obstáculos. A todos que ensinam, desejo que o Espírito Santo os capacite cada vez mais para o exercício desse glorioso e árduo ministério.

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