terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

REFLEXÃO

UMA PEQUENA REFLEXÃO SOBRE O NOSSO CONTEXTO RELIGIOSO
Por valdeci do Carmo


Tem dias na vida que nos propomos a pensar sobre o contexto geral da igreja evangélica. Digo igreja no sentido de corpo de Cristo, noiva do cordeiro. A Bíblia deixa bem claro que esse aglomerado de pessoas salvas e libertas pelo sangue de Cristo irá herdar a vida eterna. Sabemos também que dentro deste ajuntamento de pessoas de todas as línguas da terra existe uma igreja santa e sem mácula, um remanescente entre os apóstatas.

Me ponho a pensar na situação real em que se encontra as organizações visíveis que abrigam este remanescente. Li muitos livros que tratam do problema, como Evangélicos em Crise, Super Crentes, Cristianismo em Crise e um outro nada ortodoxo " O Sistema Igreja Prostitua", que trata de uma crítica severa ao institucionalismo religioso. Muitas coisas eu sou obrigado a concordar porém, a igreja invisivel existe e se expressa dentro de uma igreja institucional. Pensando assim, eu não posso extinguir o funcionalismo institucional dessas organizações pois são expressões visíveis do Evangelho que pregamos através de suas denominações.

Voltando ao ponto que me levou a escrever esta reflexão, reconheco a minha total limitação na arte de me expressar através da escrita, eu quero propor uma volta aos nossos princípios. Olha como muita coisa tem mudado, algumas mudanças para melhor sem dúvida.

Conheci pessoas que foram tirados de seus cargos e até mesmos desligados da igreja por causa de um simples aparelho de rádio, e dentro deste contexto não faltavam profetas com "revelações divinas" que condenavam o aparelho no entanto, o rádio hoje é usado por todos abertamente. Houve proibições diversas no tocante a bicicletas a uso de presilhas nos cabelos e mais um monte de coisas que não convém nem mencionar.

No atual contexto fala-se muito sobre a TV e não se chega a nenhum acordo..a era da tv está passando estamos entrando em uma era totalmente mais evoluida, temos a internet onde se pode ver o que passa na tv e o que a tv não mostra. A era digital está ai pra revolucionar a historia da televisão, temos monitores que servem como tvs, celulares onde muitos podem assistir a programação que quiserem, sendo de recepção analógica não tem nenhum custo, e mesmo assim olhando os erros cometidos no passado e vendo patentemente a evolução tecnológica a nossa frente, muitos ignoram esta verdade e continuam com a mentalidade do "proibir".

Para benefício próprio ninguém se opõe ao uso de carros modernos, microfones de última geração, celuares com câmeras e muitas outras utilidades que o homem moderno "necessita". Tudo isso fica guardado dentro de mim, e observo o comportamento da instituição. Temos hoje uma liturgia modificada e a cada dia sofrendo inovações, o alicerce doutrinário existe somente no credo, pois na prática tem sido modificado. Inovações vem surgindo a cada dia, unção do cai cai, unção do riso, confissão positiva com ênfase na saúde total e na prosperidade financeira. Pregadores cobrando de 4 a 10.000 para fazerem uma "apresentação". vejo uma massa manipulável que já não tem um norte pra seguir encontra-se presa em suas próprias ambições, instigadas por manipuladores hábeis que conseguem hipnotizar a platéia com palavras de efeitos e outros artifícios nada convencionais aos alicerces doutrinários.

Poucas são as vozes que bradam o voltar para as veredas antigas. Há um imenso insentivo em vir a igreja buscar e receber algo, ao invés de vir para adorar, prestar suas homenagens, gratidão por tudo quanto o Senhor é em nossas vidas. A mensagem da cruz foi substituida, não se fala mais no sangue de Cristo, no arrebatamento, na expectativa do juízo divino, o que vale mesmo é pregar uma auto-ajuda mesquinha ao invés de uma ajuda do alto. Profetas verberam palavras de afrontas aos "bereanos" que de bom grado insistem em estudar as Escrituras, decretam bênçãos e prosperidade para muitos em troca de um simples desafio de fé, esse desafio constitue em fazer oferendas monetárias para se receber a tão almejada bênção. Torcem a palavra de Deus, fazendo uma eixegese dos textos por desconhecerem a verdadeita exegese bíblica, muitos oram por tudo o que é doença,mas não tem coragem de orar por paralíticos, cegos e outras portadores de doenças visíveis que ficam à espera de que algo aconteça.

Vivemos um emaranhado de doutrinas estranhas, veiculadas por homens amantes de si mesmos,pois o que visam é o alto lucro que o evangelho pregado irá lhes render, e o pior é que pessoas que detém o poder não pode fazer mais nada, porque se o joio for retirado o trigo sai junto, ou seja, se parar com isso e desligar os expoentes desses modismos, muitos crentes sairão da igreja e uma nova igreja irá surgir. É triste sermos nominalmente os pentecostais clássicos, pois vivemos importando inovações e modismos dos neopentecostais.

Eu ainda creio na mensagem Cristocêntrica, onde o centro não é o homem mas sim Jesus. Acredito ainda no poder da Palavra divina, a mensagem da Cruz tem que ser pregada, as veredas antigas precisam ser anunciadas, o ser tem que valer mais do que o ter, as revelações que se opõe às verdades bíblicas precisam ser reprimidas, o homem precisa aprender que ele é servo, barro e nada mais do que isso, é o momento dos 7 mil que não se dobraram começar a fazer alguma coisa, precisam sair da caverna e propagar que Cristo salva, liberta, cura, batiza com Espírito Santo e nos leva para o céu. É hora de bradar contra o antropocentrismo reinante na igreja, deturpando a nossa hinologia, os nossos púlpitos.

Sou apenas um anônimo se expressando da forma que posso.
Que Deus abençoe a todos

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado irmão que escreveu esse texto,concordo plenamente que as igrejas estão sofrendo um ataque do mundo e,muitos líderes ou não estão ligando para usurfruir de benfícios,ou não estão mesmo precebendo,cegos pelas artimanhas do advesário.Tudo que tenho obesrvado muito me preocupa,desatentos e dispersos pelas "maravilhas "deste mundo crentes estão sendo manipulados.Falta Palavra,alimento espiritual e santidade.