domingo, 1 de novembro de 2009

ANIVERSÁRIO DA REFORMA



AINDA FALTA MUITO PRA REFORMAR

Por Valdeci do Carmo


No dia 31 de outubro de 1517 um homem convicto de sua fé, MARTINHO LUTERO, rompeu drasticamente com a igreja soberana da época. 95 teses foram afixadas às portas do Castelo de Wittenberg.


Este homem desafiou a “autoridade divina” da época, o sistema eclesiástico existente que era a “representação de Cristo”. Não teve medo de defender suas convicções. Creu na Palavra e denunciou toda forma de corrupção existente. Abuso de poder, enriquecimento ilícito, heresias nas mais variadas formas, enfim um homem que fez a diferença em sua época. Obviamente muitos antes dele também contribuíram e pagaram com a vida.


Não pretendo discorrer sobre a Reforma. Há muitos textos na internet que trata do assunto e muitos blogs conceituados que fazem o mesmo. Passaram-se mais de 490 anos e parece-me que a história se repete, o problema é que poucos estão dispostos a se sacrificarem em prol da verdade.


O abuso de poder é uma constante, pessoas assumem grandes trabalhos como se os mesmos fossem propriedades pessoais que devem ser guardadas como herança familiar.


As recomendações de Tiago sequer são lidas em muitos lugares, pois toca a ferida e expõe  nossa nudez coberta pelo manto da hipocrisia. Conformamos-nos com os títulos e em nome da “obediência” nos calamos sob a desculpa que “Deus vai agir”, “não toquem nos ungidos”, entre outras do gênero.


Até quando iremos presenciar passivamente a Bíblia, sendo posta de lado, verdades fundamentais relegadas a segundo plano, manipulações das emoções em nome do avivamento e multidões sendo extorquidas em nome da fé. Presenciamos tudo isso e nos calamos. Por que nos calamos? Temos medo de perdermos a confortável “unção ministerial”? Queremos ser vistos com bons olhos e para isso devemos agir politicamente corretos? Estamos tão presos a força da tradição que temos medo de sair d ministério e acarretar maldições por termos desobedecido e abandonado a “obra do Senhor”? Seja qual for o motivo do silêncio de muitos não estão desculpáveis diante de Deus.


Temos muitos títulos e entretenimentos à moda romana “pão e circo”, mas lá no fundo nossas consciências sentem o lampejar de alerta nos dizendo que está faltando mais compromisso, mais palavra, mais unção, mais cristianismo e menos religiosidade.


Faltam-nos homens como Elias, João Batista, Jeremias entre muitos outros que não se omitiram da verdade embora lhes custasses um preço caro de se pagar. Conclamo a todos que não se calem contra a Teologia da prosperidade, contra a tão falada unção profética da transferência de riqueza, posicionem-se contra a suposta bênção de Toronto, contra os modismos que avassalam nossas igrejas e destroem as estruturas em que outrora estavam firmadas.


A decisão é sua, Lutero teve que tomar a dele. Levantar-se contra a igreja-mãe, a detentora exclusiva do direito ao céu, a portadora dos oráculos divinos, cujos ministros representavam o próprio Cristo.

Não tenha compromisso com nenhum ministro ou ministério que desrespeita as verdades contidas na Bíblia. Não precisa temer àqueles que não defendem a igreja do Senhor e ainda permitem que seja ludibriada, extorquida e com marcas das “pauladas” recebidas advindas das “exortações proféticas” dos santos “homens de Deus”.

Não há muito mais a comemorar, o sistema papal está vivo, as indulgências continuam a serem vendidas em todas as formas. Enfim, precisamos terminar a Reforma que foi iniciada a mais de 490 anos.

Valdeci do Carmo

Ministro do Evangelho

Novembro de 2009

7 comentários:

Geziel Silva Costa disse...

Gostei do texto e publiquei ele original no meu blog irmão,
parabéns

Geziel

Gutemberg Maciel disse...

Caro Pr. valdeci,
Graça e Paz!

Li a maioria de sua postagens são pouco os blogs, que eu leio e me torno um seguidor, meus parabéns pelo boa e correta colocação bíblica colocadas nelas. Já me tormei um seguidor constate do seu blog.

Nos Laços do Calvário

Pr. Gutemberg Maciel

Valdeci do Carmo disse...

Bontade sua meu irmão em Cristo e companheiro de jornada....agradeço a sua visita...e estarei visitando o seu ainda hoje...fique na paz...um bom dia...e que o Senhor lhe abençoe ricamente

Anônimo disse...

QUE BENÇÃO ENCONTRAR O SEU BLOG MEUS PARABENS E APROVEITE PARA VIDITAR O MEU BLOG DEPOIS pedefogo.blogspo.com ESTAMOS MELHORANDO ELE A CADA DIA!

Filósofo Calvinista disse...

Parabéns pelo Blog. Recentemente publiquei uma série de 04 postagens sobre a Reforma. Entre elas, "O lado negativo da Reforma Protdestante". Gostaria de sua avaliação e de seus leitores. Udo de bom!
www.filosofiacalvinista.blogspot.com

Valdeci do Carmo disse...

graça e paz!!! obrigado aos amados que visitaram o meu blog, irei visitar o de vocês com certeza...Um grande abraço e que o Senhor os abençoe ricamente.

Valdeci

Thiago Holanda disse...

Muito bom, realmente, ainda há muito o que reformar...paz de Cristo