terça-feira, 2 de março de 2010

DISCIPULADO CRISTÃO - I

INTEGRANDO OS NOVOS DISCÍPULOS

Valdeci do Carmo


O QUE É UM DISCÍPULO

Antes de falarmos sobre importância do discipulado e como fazê-lo, devemos levar em consideração o que é ser discípulo.

Esta palavra grega (mathetés) usada por Jesus, cujo significado é treinado ou ensinado aparece 269 vezes nos Evangelhos e em Atos.


No Evangelho de João a palavra discípulo é definida de quatro formas importantes:

1 – Em Jo 8.31 – Discípulo é um crente que está envolvido com a Bíblia de forma plena Sl 1.1-2 .

2 – Em Jo 8.32 – A característica de um discípulo é de uma pessoa liberta, pois encontrou – se com Cristo nosso libertador.

3 – Em Jo 13.34-35 - Discípulo é alguém que ama seu irmão e que está disposto a cumprir cada dia este grande mandamento.

4 – Em Jo 15.2 – A característica do discípulo é de quem está ligado na videira verdadeira.

Os verdadeiros discípulos, estão constantemente envolvidos com a obra do Senhor. A preocupação com o crescimento dos novos convertidos faz parte deste envolvimento.

O evangelista Billy Graham afirmou: “ A salvação é de graça, mas ser discípulo custa tudo o que temos”.

Não podemos falar de discipulado sem conhecer o significado e a importância do discípulo. Como já vimos, a palavra discípulo significa: estudante ou aprendiz, alguém treinado e ensinado. Só que, na Bíblia Sagrada, a palavra tem uma conotação mais forte, que subentende a aceitação dos conceitos e ensinos de um líder a quem obedecemos.

Que Deus nos ajude a sermos autênticos discípulos.

O Que é Discipular ?

É o ato de ensinar o novo convertido as bases da fé que abraçou integrando-o não só às atividades da Igreja, mas acima de tudo ao pleno conhecimento da Palavra de Deus e do Nosso Senhor . (OS. 6.3)

Discipular é integrar o novo crente no Reino de Deus, é instruí-lo acerca da vontade divina para seu amadurecimento e crescimento espiritual.

Discipular é ensinar as verdades fundamentais sobre as quais repousam a nossa salvação. Consiste em estender a mão, guiando e alicerçando os novos crentes nos fundamentos da fé cristã.

O discipulado cristão é o relacionamento entre duas pessoas, uma madura e outra por aprender, baseado unicamente no modelo de Cristo e Seus discípulos, onde o crente maduro reproduz no novo convertido, a plenitude da vida que tem em Cristo, de tal maneira que, o aluno seja capaz de treinar outros, que depois de treinados também irão treinar outros e assim por diante, sem parar.

“O discipulado é o investimento de amizade e aconselhamento da parte do discipulador para com seu discípulo, a fim de compartilharem suas vidas, estudarem e praticarem as verdades bíblicas, que Jesus ensinou aos doze, para que o discípulo possa reproduzir e treinar outros discípulos” (Groves).

Um comentário:

Valdeci do Carmo disse...

Nobre companheiro, sou lhe grato por acessar o meu blog. Simples, mas sincero em minhas reflexões. Desejo-lhe uma excelente semana. Desejo lhe conhecer melhor e entender algumas de suas colocações em seu blog. Você me pareceu uma pessoa sincera e não cabe a mim julgá-lo. Nem a mim e nem a ninguém, porém podemos conversar e estabelecermos um diálogo que evidencie sinceridade e desejo de se fazer entendido. Abraço em Cristo