quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

CHAMADA MINISTERIAL

CHAMADA MINISTERIAL
2 Co 5.17-19 ; Mt 9.9


Introdução

Deus ao chamar o homem para o santo ministério Ele não olha a posição social, privilégios culturais ou mesmo o grau de parentesco com outros ministros. Deus usa os fracos, o menor, aqueles que nada são para confundir os que pensam ser alguma coisa.

Ex. Davi, Gideão, Jefté, etc...

I - A Escolha para o Ministério é Divina (Jo 15.16; At 9.15; 1Co 12.28)

Quanto a salvação, nós temos o direito de aceitar o plano traçado por Deus ou não. A decisão é nossa mediante um convite universal. Já na chamada ministerial, Deus tem uma forma diferente de agir e nem todos são chamados da mesma forma e nem para o mesmo ministério.

- Paulo, foi chamado para ser o apóstolo dos gentios (Rm 11.13)
- Pedro, foi chamado para ser o apóstolo dos judeus (Gl 2.7-8)
- Moisés, foi chamado para conduzir um povo a uma terra que havia sido prometida.

II – O Obreiro Chamado por Deus Reconhece o Potencial do Seu Companheiro Ministerial

Devemos aprender a reconhecer o dom ministerial que existe em nossos companheiros. Todos os dons cooperam pra edificação do corpo de Cristo. Quem prega não é mais importante que aquele que ensina e nem tampouco é mais importante do que o que é usado na operação de milagres e revelações.

III – O Chamado e O Envio São Duas Coisas Diferentes

Deus tem um tempo determinado para as coisas acontecerem. Tudo tem o tempo certo. Nem sempre o envio é na seqüência da chamada divina. Basta olharmos as profecias bíblicas. Para se cumprir o que fora vaticinado pelos profetas acerca do nascimento de Jesus, teve que existir um tempo certo, nem antes e nem depois (Gl 4.4).

Ir fora do tempo é tão perigoso quanto ficar no momento que é para ir. Por isso há muitos mensageiros sem mensagens, tal qual Aimaás (2 Sm 18.29), foi quando era pra ficar. O mesmo aconteceu com Davi, ficou quando era pra ir (2 Sm 11.4)

IV – Obediência Uma Qualidade Necessária à Vida Ministerial

Toda desobediência bloqueia em nós a voz de Deus. Josué foi obediente. Paulo não foi desobediente a visão celestial.

O orgulho impede a obediência. Temos que buscar a Deus para que não deixe o orgulho arraigar em nossos corações. Naamã quase perdeu a bênção por causa do seu orgulho, (2 Rs 5.10).
Conclusão

Deus deseja que tenhamos uma renovação ministerial e os obstáculos que surgem são para nos dar mais experiência. Quanto maior a dificuldade maior será a vitória. Deus quando deseja mudar o ministério ele começa a inquietar para conduzir a uma nova dimensão espiritual. Devemos acreditar que o nosso chamado veio de Deus e não dos homens, este é o instrumento usado dentro da hierarquia ministerial para validar o que Deus tem projetado aos seus servos.

2 comentários:

mauro disse...

Parabéns pelo blog!!!!
como e maravilhoso ver a palavra de Deus ser pregada pela internet, continui assim pois a muitas pessoas que estão carente da palavra,que Deus o abençõe, fique na paz do senhor.
http://seguindoadeus.blogspot.com

Valdeci do Carmo disse...

Obrigado amado por suas nobre e abennçoadas palavras. Visite sempre e deixe a sua contribuição. Fique na paz de Cristo.