segunda-feira, 20 de abril de 2009

A IMPORTÂNCIA DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA

A IMPORTÂNCIA DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA
(Lc 24.27)

Definindo o termo- é a capacidade de explorar as riquezas da Palavra de Deus, fazendo-as transbordar aos corações dos ouvintes.
Os tipos básicos de sermão que conhecemos são: temático, textual e expositivo.
Partes essenciais de um sermão expositivo

- o sermão expositivo nada mais é do que a exposição pormenorizada do texto bíblico. É uma exegese do conteúdo. Tomam-se as palavras-chaves, extraindo as idéias centrais do texto. Para isso obseva-se as regras da hermenêutica
Ao construir um sermão expositivo, teremos muitas vezes várias idéias centrais e que não seria possível abordar em um único sermão.
A pregação expositiva é uma necessidade para o amadurecimento sadio da igreja do Senhor Jesus, é através deste tipo de exposição da Palavra que alimentamos o rebanho de Deus.
Qual é a Importância de Alimentar o Rebanho? (Jo 21.15-17; At 6.1-4)
Ao observarmos a fala de Jesus a Pedro, destaca-se por três vezes a palavra apascentar. Dois termos gregos são usados nestas palavras e cada um com o seu significado.
O verbo bosko, significa “levar às pastagens”, “fornecer alimento”, “nutrir”.
Já o verbo poimaino significa “conduzir”, “governar”, “cuidar de”. É um verbo que se aplica a todas as responsabilidades pastorais, inclusive proteger, conduzir e alimentar, porém a idéia de alimentar não se destaca em poimaino.
Compare:
21.15 – Apascentar (bosko) meus cordeiros= alimentar
21.16 –Apascentar (poimaino) minhas ovelhas= conduzir, guiar
21.17 – Apascentar (bosko) minhas ovelhas= alimentar
Observe que Jesus deu a Pedro a responsabilidade de conduzir e guiar o rebanho, mas também enfatizou o que não poderia faltar ao conduzi-lo que é o alimento. A preocupação primária de Jesus consistia-se na alimentação do rebanho.
Ao estudarmos o livro de Atos iremos observar que a preocupação dos apóstolos se consistia na pregação da Palavra, e para não se ocuparem com outra coisa instituiram o diaconato. Nos dias de hoje o que presenciamos é o contrário, pastores cada vez mais envolvidos com excessivas rotinas diárias, e sem tempo para dedicação à Palavra do Senhor.
A preocupação se estente demasiadamente em construções, viagens, reuniões políticas, e por ai vai, mas e o tempo pra Palavra, pra meditação. Não é a toa que as igrejas estão sento massacradas, exploradas por pregadores incautos e devoradores de ovelhas, cujo objetivo é apenas arrancar a lã da noiva. É tempo de acordarmos, de vivermos um Evangelo puro e simples. É hora de darmos um basta a isso tudo e conclamarmos a verdadeira mensagem que salva, cura, liberta e conduz à salvação eterna. ´E preciso que os atalaias do Senhor se despertem enquanto é tempo.
Valdeci do Carmo

Nenhum comentário: